Área Restrita

Quem Somos

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES, é uma organização não governamental de caráter nacional, sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo contribuir através do conhecimento dos seus associados para a melhoria da qualidade de vida da sociedade brasileira. Sua dinâmica operacional baseia-se em amplo leque de atividades estruturadas com base na engenharia sanitária e nas ciências ambientais, desenvolvendo-se principalmente, por meio de ações que buscam o aperfeiçoamento profissional e acadêmico de seus associados.

Desde a sua fundação, em 1966, é internacionalmente reconhecida como uma instituição devidamente capacitada para exercer, de forma ampla e plural, uma significativa liderança nos diversos setores que integram o saneamento básico e ambiental brasileiro.

Cabe a ABES, estatutariamente, a função de colaborar na conscientização de toda a sociedade sobre as questões relativas à preservação ambiental. Da mesma forma, é uma instituição referencial e participativa no estabelecimento de mecanismos de caráter social e político que possam produzir reflexos positivos na saúde e no bem-estar da população em geral. Dispõe de uma sede nacional, localizada no Rio de Janeiro, com representação em todas as Unidades da Federação.

A ABES participa em nível nacional e estadual, dos principais órgãos e fóruns ligados ao saneamento, tais como: Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), Conselho Nacional dos Recursos Hídricos (CNRH), Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA), Conselhos Estaduais de Meio Ambiente, etc. Mantém convênios com instituições internacionais, tais como: Organização Panamericana de Saúde (OPS), Organização Mundial da Saúde (OMS), Banco Mundial (BIRD), Water Environment Federation (WEF), International Association on Water Pollution Research and Control (IAWPRC) e outras.

Por intermédio de suas seções estaduais, a ABES desenvolve valioso trabalho de valorização do setor. São de grande importância seus programas de divulgação técnica e científica, planejados em curto, médio e longo prazo, que permitem aos profissionais da engenharia sanitária e ambiental ter acesso ao estado da arte do saneamento básico no mundo.

Sua ação envolve realização de seminários, simpósios, palestras, debates, cursos e, a cada dois anos, em diferentes cidades de todo o País, congressos nacionais especializados em engenharia sanitária e ambiental.

A ABES é o Capitulo Nacional da AIDIS - Associación Interamericana de Ingeniería Sanitária y Ambiental, entidade que congrega todos os países do continente americano.

Ao longo da sua história, a ABES registrou significativas vitórias para o setor. Esteve presente em todas as campanhas nacionais para melhorar o grave quadro sanitário do País. Em todos esses momentos, Manifestou-se publicamente por meio de resoluções aprovadas nos seus congressos realizados bienalmente desde 1960.

O quadro diretor da ABES é renovado a cada dois anos; todos os associados podem candidatar-se a qualquer um dos cargos da instituição. Mediante convênios específicos, a ABES mantém estreitos vínculos com instituições internacionais correlatadas. Também se relaciona com entidades nacionais presentes nos seus Comités Técnicos. Em conjunto com a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos, realiza a cada dois anos, desde 1984 (alternadamente no Brasil e em Portugal), o SILUBESA - Sirnpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Da mesma forma, em colaboração com a ANDIS - Associazione Nazionale di Ingegnería Sanitária - Ambientale, promove bienalmente O SIBESA - Simpósio Ítalo-brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, o primeiro realizou-se Rio de Janeiro em 1992, e os seguintes vêm sendo realizados de forma alternada entre o Brasil e a Itália.

O que é ABES?
Fundada, em nível nacional, em 1966, a ABES é uma organização não governamental que tem por objeto social o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca de melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira, mediante:
A realização de atividades técnico-culturais;
A promoção de programas e atividades de fomento à tecnologia e a pesquisas setoriais;
A promoção do intercâmbio entre profissionais, entidades, órgãos públicos e privados do setor no Brasil e no Exterior;
A promoção e a colaboração para a formação e desenvolvimento dos recursos humanos que atuam no setor;
A divulgação de informações relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental;
A prestação de serviços técnicos especializados aos seus associados;

Rua Padre Luís Figueira,659 - Aldeota
Fortaleza-CE
CEP: 60150-120
Telefax: (85) 3025.2350 e de contato 85 9904-4876.
Forma Criativa